sexta-feira, dezembro 16, 2011

Festas Felizes

Não queriamos deixar passar esta ocasião sem  desejar a todos os que aqui costumam vir espreitar um Santo Natal e um Excelente 2012.

o nosso presépio
Aproveitamos para vos mostrar o nosso presépio (que está exposto no 1º andar do nosso Centro Escolar).

Como já é hábito, resolvemos reciclar muitos materiais para elaborarmos este trabalho que nos deu imenso prazer realizar.




Deixamos aqui algumas imagens da nossa festinha de Natal. Esperamos que gostem...


Até já... Muitas estrelinhas para todos!

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Que histórias conta a nossa cidade?...

Cremos que já vos dissemos que para este ano letivo apostámos noutro Projeto E-twinning "What History/stories does our hometown tell?", ou seja "Que História/histórias conta a nossa cidade natal?", o qual foi aprovado e com o qual ganhamos outro selo de qualidade. Com este trabalho pretendemos aprender imensas coisas sobre a nossa cidade e divulgá-las pelos nossos parceiros ingleses, italianos, turcos.... bem como a todos aqueles que se nos queiram juntar.


Para dar início ao projeto, a mãe da Filipa Palma veio à nossa sala contar-nos a lenda de Beja.


A cidade de Beja





Todas as terras têm a sua lenda e muitas delas integram, geralmente moiras encantadas. A lenda da nossa cidade pretende explicar a razão pela qual se encontra no seu escudo a cabeça de um toiro.

"Conta a lenda, que há muitos anos atrás, no local onde hoje se encontra a cidade de Beja, vivia um pequeno povo em cabanas cobertas de colmo, numa região rodeada por um matagal quase impenetrável pelo homem.
Nesse grande matagal, vivia uma serpente monstro, que tudo destruía. Era a horrível preocupação do povo.
Certo dia, um habitante desta região teve uma ideia incrível: envenenar um toiro bravo e deixá-lo no matagal onde vivia a bicha.
Esta foi uma ideia aceite por todos os habitantes e, assim, o toiro foi envenenado e deixado na zona da terrível serpente.
Foi travada uma enorme luta entre os dois animais, mas, como a serpente era mais forte, conseguiu abocanhar o toiro e injetar-lhe o seu veneno. O toiro foi vencido pela serpente monstro e morreu servindo-lhe de repasto. Mas o veneno injetado no toiro acabou por matar aquele temível monstro. A partir daí todos os habitantes do local homenageram o toiro salvador, colocando a imagem da sua cabeça por cima de todas as portas...


Adorámos a lenda e ficámos a conhecer um pouco da história da nossa cidade.

Agradecemos desde já a disponibilidade da mãe Mónica e ficamos à espera de mais visitas interessantes.

Beijinhos!