No dia 11 de Novembro fizemos um Magusto na nossa escola. O pai do João Mira, da nossa sala, assou as castanhas... Estavam muito boas!
Esta festa tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro.
A castanha está na árvore protegida por uma capa cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão.
Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e os mais crescidos provam o vinho novo.
Há uma lenda que se ouve sempre por esta altura...
"Conta a lenda que, num dia frio de Novembro, Martinho, um soldado romano, viajava no seu cavalo por França. A certa altura começa uma grande tempestade e na beira da estrada vê um pedinte pedindo esmola. Martinho pega na sua capa, corta-a ao meio com a espada e oferece uma parte ao pobre. Nesse preciso momento surgiu um Sol radioso. É o Verão de S.Martinho! Desde então comemora-se no dia 11 de Novembro o dia deste santo. Por tradição as pessoas juntam-se, comem castanhas assadas e bebem água-pé ou jeropiga. A esta festa chama-se "Magusto"."
O nosso primeiro trabalho, neste dia, foi aprender a fazer os cartuchos. Foi uma tarefa um pouquinho difícil, mas lá conseguimos...
Durante a semana anterior, tinhamos treinado uma canção sobre as castanhas que o Professor André Marques nos deu.
À hora marcada lá estavamos nós, com todos os nossos colegas do 1º ciclo, a fazer um enooooooooooorme comboio e a cantá-la...
Estavamos ansiosos que chegasse a hora de ir comer as castanhas. Foi muito giro quando vimos o carrinho das castanhas... e, claro, os vendedores...
Todos nós tinhamos feito pregões... Alguns meninos foram apregoar as castanhas... Os outros pregões foram ditos pelos vendedores de serviço.
O pregão da nossa sala era assim:
Quentes e boas!
Castanhas assadinhas
Bem baratinhas
Venham, venham...
Depois...bem, depois foi comer e brincar... e brincar... e brincar... e brincar...
"Com Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho."
Beijinhos!